8 anos de Antbuster

Antbuster Capa

Há 8 anos tive a oportunidade de adentrar em uma área até então desconhecida para mim. Após 4 meses de trabalho, disponibilizava pela primeira vez um jogo para a comunidade.

Desde criança me interessava por jogos. Por influência de meu pai – um geek antes mesmo de conhecermos o termo – acabei aprendendo programação e aos 8 anos já fazia meus primeiros jogos com os poucos recursos que eu tinha. A facilidade de respostas que temos hoje seria inimaginável naquela época em que eu folheava Micro Sistemas e minha coleção Input, que guardo até hoje.

Voltando ao jogo, em janeiro de 2007 comecei a implementar um algoritmo de path finding que um professor havia mencionado anos antes na universidade. Gostei do resultado e imaginei como seria a combinação deste algoritmo com um jogo de tower defense, gênero iniciante na época. Nisso, descobri que o site Armor Games, uma referência em jogos online da época, havia lançado uma competição para desenvolvedores de jogos em parceria com o Newgrounds.

Eu já havia disponibilizado as primeiras versões do jogo para revisão em uma comunidade do Orkut (agora no Facebook), onde recebi diversos feedbacks. Fui lapidando o máximo que pude no meu tempo livre. Tinha férias marcadas para poder dar os últimos retoques no jogo, mas foram canceladas na última hora.

Mesmo aos trancos e barrancos no dia 15 de maio de 2007 (último dia para os jogos serem submetidos), Antbuster foi oficialmente lançado no Newgrounds.

Antbuster Screenshot 20150515

A regra era basicamente a seguinte: cada jogo seria avaliado durante 7 dias e a nota média final seria utilizada para ordenar os vencedores. Após 5 dias recebi um e-mail informando que o jogo havia alcançado o sétimo lugar e seria publicado na capa do Armor Games. Uma curiosidade: se tivessem avaliado no sétimo dia como estava previsto, o jogo teria alcançado o quarto lugar. De qualquer forma meu objetivo já estava atingido.

Daí vieram várias experiências bacanas. Além do prêmio da competição, recebi também um prêmio pelo destaque no site e comecei a aprender a monetizar um jogo online. Receber menções em sites como o Game Reporter, o Papo de Homem e recentemente citado no blog da Logitech.

Para finalizar, seguem alguns números atuais do jogo:

Newgrounds
Visualizações: 1.341.236
Pontuação: 4.3/5.0
Votos: 9.874

Armor Games
Visualizações: 3,246,137
Pontuação: 8.3/10
Votos: 7.130
Favoritos: 2.364

Addicting Games
Visualizações: 8.857.692
Pontuação: 91%
Votos: 6.638

FlashArcade
Visualizações: 1.193.095

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *